Confira as atividades e oportunidades de 1º a 7 de outubro na Agenda Científica do MCTIC

MCTIC, 30/09/2016

Museu de Astronomia oferece sessão gratuita de observação do céu por meio de luneta construída no século 20. Inpa prepara o Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica para o intercâmbio científico nas áreas de biologia, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia e neurociências. CNPEM recebe até o fim do mês inscrições para bolsas de verão.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) realiza, neste sábado (1º), das 17h30 às 20h, mais uma sessão gratuita do Programa de Observação do Céu. Por meio de uma luneta construída no início do século 20, o público terá a oportunidade de observar planetas, galáxias, nebulosas e aglomerados, entre outros objetos e fenômenos estudados pela astronomia. Promovida desde 1985, a observação do céu está entre as atrações mais populares do Mast. Há ainda outras atrações para o sábado no museu. Com sessões às 15h e 17h, o Planetário Inflável Digital vai projetar imagens do céu noturno visto da Terra. Os espectadores têm a oportunidade de observar e entender os movimentos celestes, o céu característico de cada estação do ano, o Cruzeiro do Sul e a sua utilização para localizar os pontos cardeais.

Workshop de física teórica

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) realiza, entre segunda (3) e quarta-feira (5), o 7º Workshop de Física Teórica. O objetivo é estimular o intercâmbio científico entre os pesquisadores e a interação entre as diversas áreas que constituem a física teórica. Clique aqui para saber mais.

Redução de emissões de gases

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações realiza nesta terça-feira (4), em Salvador (BA), o ciclo de palestras “Rumo a uma Economia de Baixo Carbono: Opções Setoriais de Redução de Emissões”. Na ocasião, será apresentado o Sistema de Registro Nacional de Emissões (Sirene), uma nova ferramenta que possibilitará o entendimento sobre o perfil e as tendências de emissões no Brasil, ponto de partida para a tomada de decisão sobre ações de redução de emissões de gases de efeito estufa. O evento será realizado das 9h às 17h30 no auditório do Banco do Brasil localizado na Rua Direita da Piedade, 25.

Desastres naturais e mobilidade

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) realiza, entre terça-feira (4) e quinta-feira (6), no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), o 2º Encontro sobre Impactos Potenciais de Desastres Naturais em Infraestruturas de Transporte e Mobilidade Urbana. O objetivo é o intercâmbio científico para a redução dos impactos provocados pelos desastres naturais nas rodovias e vias urbanas. Clique aqui para saber mais.

Prêmio México de Ciência de Tecnologia

Pesquisadores dos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal podem apresentar projetos para concorrer ao Prêmio México de Ciência e Tecnologia, concedido anualmente a pesquisas que contribuíram de maneira significativa para o conhecimento mundial e o avanço tecnológico. Instituído em 1990, o prêmio reforça os laços entre as comunidades científicas da região. As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro.Saiba mais.

Congresso de biotecnologia do Inpa

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza, entre 17 e 20 de outubro, o Congresso de Biotecnologia Sustentável na Biodiversidade Amazônica para o intercâmbio científico nas áreas de biologia, biotecnologia aplicada à saúde, nanotecnologia e neurociências, de estudos sobre o câncer e de pesquisas com células-tronco humanas. Nos dias 18 e 19 de outubro, será realizado workshop gratuito sobre divulgação científica direcionado a professores do ensino médio e estudantes de nível superior. Clique aqui para mais informações.

Futuras Cientistas

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) abriu inscrições para o programa Futuras Cientistas, voltado para estudantes e professoras interessadas em participar de projetos de pesquisa nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia e microeletrônica. Serão selecionadas 10 estudantes do 2º ano do ensino médio de escolas públicas e cinco professoras de química, física, matemática ou biologia. O objetivo é despertar o interesse das mulheres pela ciência e abrir caminho para o acesso à cultura tecnológica. Asinscrições podem ser feitas até 30 de outubro.

Bolsas de verão do CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) realiza o 26º Programa Bolsas de Verão, em janeiro e fevereiro de 2017, para estudantes de graduação das áreas das Ciências da Vida e Ciências Exatas de instituições de ensino da América Latina e Caribe. O programa estimula jovens com vocação para pesquisa científica e atividades de desenvolvimento tecnológico. Os estudantes selecionados serão orientados por um pesquisador e/ou tecnólogo de um dos Laboratórios Nacionais do CNPEM. As inscrições podem ser feitas entre 17 e 31 de outubro. Clique para mais informações.

Arranjos produtivos de base mineral

Serão realizados nos dias 25 e 26 de outubro, em Santa Gertrudes (SP), o 13º Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o 10º Encontro do Comitê Temático da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (Rede APL Mineral). Os eventos têm como tema o ordenamento territorial geomineiro para a sustentabilidade dos arranjos produtivos locais (APLs) de base mineral. A perspectiva é contribuir para a formulação e a prática de políticas públicas que busquem o crescimento e o desenvolvimento da mineração em micro, pequena e média escala no Brasil, por meio de empresas ou cooperativas. Saiba mais. 

Semiárido em debate

Estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, que será realizado entre 10 e 12 de novembro, em Campina Grande (PB). O evento reúne trabalhos sobre a diversidade do semiárido brasileiro para subsidiar o planejamento, a gestão e o monitoramento de políticas públicas para a região. Para mais informações, clique aqui.

Inovação em mineração

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações abriu inscrições para o 3º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral (Inovamin), marcado para 29 de novembro em Brasília. O encontro reúne governo, empresas e instituições de pesquisa. A ideia é divulgar projetos cooperativos de sucesso no setor mineral e iniciativas de apoio à inovação em empresas. Saiba mais.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone