Confira a agenda científica de 5 a 11 de outubro

Publicado em 07/10/2013

Portal MCTI, em 04/10/2013

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), por meio dos laboratórios de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea) e Manejo Florestal (LMF), realiza a partir deste sábado (5) até 12 de outubro a 11ª edição do curso “Floresta amazônica e suas múltiplas dimensões”.

A proposta é contribuir para a formação continuada de professores, compartilhando conhecimentos científicos, a partir do aprofundamento de questões ecológicas e socioambientais, tendo a floresta amazônica como eixo central.

A formação será feita com 30 professores do ensino fundamental e médio das redes de ensino municipal e estadual que ministram, preferencialmente, disciplinas de biologia, ciências, geografia, física e química. Para participar, o candidato (apenas um por escola) não pode ter título de mestre, não ter participado de edições anteriores e nem estar sob cuidados médicos que o impeça de ir para a floresta.

Saiba mais: http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2970

Física

De segunda (7) a quarta-feira (9), o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) realiza o 4º workshop de física teórica. O evento contará com a participação dos pesquisadores da instituição e cientistas convidados.

O encontro tem por objetivo propiciar uma maior interação entre as diversas áreas que constituem a física teórica, por meio do intercâmbio de ideias e métodos básicos usados nestas áreas. Outras informações no endereço:http://www.cbpf.br/~wteoiv/

Na terça (8), o projeto Colóquios CBPF terá, às 16 horas, a participação do pesquisador Eduardo Matzenbacher Bittar, que fará a palestra: “Estudos nos novos supercondutores à base de Fe”. Bittar tem experiência na área de física da matéria condensada e realizou estudos dos fenômenos de forte correlação eletrônica, magnetismo, supercondutividade e criticalidade quântica em materiais intermetálicos.

É doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche na University of California, Irvine (EUA), e pós-doutor pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron.

A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e gratuita. Saiba mais:http://portal.cbpf.br/index.php?page=Eventos.VerEvento&id=1186

Geofísica

Encerra na quinta-feira (10), o período de inscrições para duas bolsas de pós-doutorado concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ao programa de pós-graduação em geofísica espacial (GES) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP).

 As propostas devem ser encaminhadas apenas por e-mail para: mvirginia.alves@inpe.br

Mineração

Na quinta (11) e na sexta (12), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) promove o evento Sustentabilidade 2013.  A proposta do encontro é debater questões relevantes para a observação dos princípios e da prática do desenvolvimento sustentável nas atividades de mineração e processamento de mineral.

A iniciativa é coordenada pelo pesquisador Roberto Villas-Bôas e reunirá profissionais do Brasil e do exterior, que discutirão os temas: mineração do futuro, entre eles robótica e profundidade, soluções de conflitos gerados pela atividade extrativa e tecnologias e processos sustentáveis.

Os interessados em participar do evento devem enviar e-mail para Tatiana de Pina (tpina@cetem.gov.br), informando a afiliação e o(s) dia(s) em que pretendem estar presente.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com o pesquisador Roberto Villas-Bôas pelo e-mail: villasboas@cetem.gov.br.

Ciências Farmacêuticas

Na sexta (11), a partir das 11 horas, acontece no Auditório Vermelho Paulo Carvalho Ferreira da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), da Universidade de São Paulo (USP), o seminário “Aplicação de bioengenharia de Glicosiltransferases e do desenho de drogas baseados em fragmentos para o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos”.

 A atividade será ministrada por Marcio Vinicius Bertacine Dias, integrante do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

O evento integra o programa de Seminários da Comissão de Pesquisa da FCF. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (10), por meio do e-mail copesqfcf@usp.br. O assunto da mensagem deve conter apenas a palavra “Bioengenharia”. O evento é gratuito.

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone