Confira a agenda científica de 29 de março a 4 de abril

Publicado em 01/04/2014

Portal do MCTI, em 28/03/2014

Dando continuidade à sexta edição do projeto Museu vai à praia, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) realiza atividades neste fim de semana (29 e 30), na praia de Itaipu, em São Lourenço, em Niterói.

As atividades incluem observação do Sol por meio de telescópios especiais; quebra ondas; pipoqueira solar; aquecedor solar de baixo custo; polarizador mecânico e óptico; gerador eólico, experimentos de ilusão de óptica que explicam tonalidades de cores, efeitos de imagem nos espelhos e o  desenvolvimento de filmes de animação.

Mais informações no site do instituto.

Educação

No domingo (30), o Serviço de Educação do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) promoverá atividades educativas no Parque Zoobotânico da instituição. Os visitantes conhecerão os novos materiais do Clube do Pesquisador Mirim (COM), que apresenta os resultados produzidos pelas turmas do ano passado e também abre as inscrições para as turmas de 2014.

As ações buscam estabelecer diálogos com o público visitante, proporcionar entretenimento para famílias e estimular o aprendizado sobre o meio ambiente. O CPM, implantado há 20 anos, é um projeto pioneiro que estimula crianças e jovens a se interessarem por ciência, permitindo o primeiro contato deles com métodos e técnicas científicas por meio de pesquisas realizadas no MPEG.

Leia mais.

Inovação

Pesquisadores, gestores, técnicos e dirigentes, do setor público e privado, associados, estudantes e demais interessados em participar de um dos principais eventos da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti): o Congresso Abipti 2014, terão desconto nas inscrições realizadas até segunda-feira (31).

O evento, que chega a sua oitava edição, será nos dias 6 e 7 de maio, no hotel San Marco (Setor Hoteleiro Sul, Quadra 05, bloco C), em Brasília (DF). O tema de 2014 será “Ambiente inovador no Brasil: desafios para o desenvolvimento socioeconômico”.

Os quatro subtemas do evento são: contribuição das instituições científicas e tecnológicas (ICTs) para a competitividade das empresas; a proteção do conhecimento no âmbito das ICTs; o uso das tecnologias sociais para o desenvolvimento regional e sustentável; e inovação em saúde para o bem-estar social.

Mais informações pelo telefone (61) 3348-3103 e pelo site do evento.

Engenharia do petróleo

Será lançado, na segunda-feira, o primeiro curso de mestrado em engenharia do petróleo em Portugal. A iniciativa nasceu de entendimentos entre o recém-criado Instituto do Petróleo e do Gás (constituído pela Galp Energia e pelas Universidades de Aveiro, Coimbra, Lisboa, Minho, Nova de Lisboa e Instituto Superior Técnico) e a Heriot-Watt University (HWU), de Edimburgo.

O curso será realizado em Lisboa e deverá ter por foco a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas.

A iniciativa procura responder à escassez global de mão de obra qualificada na área, que deverá apresentar uma das maiores demandas por engenheiros nos próximos anos.

O curso deverá ter forte componente prática e experimental e sua duração está prevista para 12 meses, incluindo viagens a locais de exploração e pesquisa.

Informações detalhadas e contatos para inscrição estão disponíveis no site do ISPG.

Matemática aplicada e computacional

Também na segunda, encerra-se o período para submissão de trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado para os prêmios da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

Os trabalhos selecionados em cada categoria receberão os prêmios e farão as apresentações no 35º Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional, que será realizado em Natal (RN), nos dias 8 a 12 de setembro.

Acesse mais informações.

Computação quântica

O professor Frederico Brito, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP), é o convidado do Ciclo de Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI) na terça-feira (1º), no Rio de Janeiro.

Brito abordará o tema “Computação quântica usando dispositivos supercondutores”. O palestrante é especialista em qubits supercondutores e computação quântica em sistemas abertos, linha de pesquisa que iniciou desde o seu doutoramento na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Saiba mais.

Mineração

Na quarta-feira (2), a Finep/MCTI promove no Rio de Janeiro o Workshop sobre Inovação em Mineração. O evento contará com a participação de empresas, associações, instituições de pesquisa e órgãos de governo ligados ao setor minerador.

Para participar, os interessados devem se inscrever pelos telefones (21) 2555-0351/0393 ou por e-mail. O limite de participantes é de 80 pessoas. O objetivo do workshop é promover o debate sobre assuntos pertinentes à fronteira da inovação tecnológica para o setor de mineração, tais como: os desafios e oportunidades de inovação; biotecnologia; pesquisa e desenvolvimento; sondagens geológicas; terras raras, entre outros.

Cristalografia

Estão abertas as inscrições para um dos mais importantes encontros sobre cristalografia de macromoléculas biológicas. O Latin American Summit Meeting on Biological Crystallography and Complementary Methods será realizado de 22 a 24 de setembro, no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), localizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O evento tem como principal objetivo reunir pesquisadores de países latino-americanos e cientistas de destaque no cenário mundial para avaliar os avanços atingidos nos últimos anos na área. A reunião faz parte da programação oficial do Ano Internacional da Cristalografia (IYCr2014).

Por meio da técnica, é possível determinar a estrutura atômica, os tipos de ligações químicas e as funções biológicas dessas substâncias.

Os interessados devem fazer a pré-inscrição pela internet.

Repercussão: Portal Brasil

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone