Confira a agenda científica de 23 a 29 de maio

Portal do MCTI, 22/05/2015

Atividades e oportunidades passam por popularização, água, astronomia, propriedade intelectual, área nuclear, inovação e microfluídica. Biólogo Lucio Freitas-Junior, do LNBio, estará no twitter do MCTI.

De segunda-feira (25) até sexta-feira (29), o biólogo Lucio Freitas-Junior, pesquisador do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), vai assumir o twitter do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para falar sobre o trabalho realizado na busca de vacinas para a prevenção de doenças negligenciadas, como dengue, leishmaniose e chikungunya. As doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda.

Na sexta-feira (29), o biólogo vai responder perguntas enviadas pelos internautas na rede social utilizando a hashtag #LucioNoMCTI

Popularização da ciência

No mesmo período, acontece a Primeira Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, em Ibimirim (PE), com o tema “Da Terra ao céu, uma viagem sustentável”. A programação inclui uma visita técnica ao Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (Oasi), instalado e operado pelo Observatório Nacional (ON/MCTI) em Itacuruba, interior de Pernambuco, a cerca de 450 quilômetros de Recife.

O projeto integra o ON e o Brasil aos programas internacionais de busca e seguimento de asteroides e cometas em risco de colisão com a Terra. Por meio do telescópio instalado no Oasi, pesquisadores estudam as propriedades físicas de objetos em órbita próxima da Terra. O Oasi está em operação desde 2011 e proporciona o desenvolvimento das pesquisas sobre objetos recentemente descobertos.

Confira a programação.

Água

Na segunda-feira, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) sediará um dia de campo com o tema “Contribuição do reúso de água em sistemas agrícolas”. O evento é uma atividade do projeto de cooperação em pesquisa e inovação tecnológica Brasil-Alemanha (Bramar) que tem por objetivo promover a gestão integrada dos recursos hídricos no Semiárido brasileiro, por meio de parcerias entre institutos de pesquisa e empresas dos dois países.

O evento contará com a presença de cerca de 60 alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), além de professores, pesquisadores e representantes da sociedade civil. Seus participantes realizarão uma visita técnica à unidade de reúso de água em sistemas agrícolas instalada na sede do Insa e ainda participarão de oficinas para avaliação e aprendizagem de cálculos para distribuição de água em sistema de irrigação por meio de gotejamento.

Mais informações aqui.

Astronomia

Na terça-feira (26), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) vai realizar um treinamento para o projeto Olhai pro Céu Carioca, com o objetivo de levar a astronomia às escolas da capital do Rio de Janeiro. A ideia é capacitar professores para montar e utilizar equipamentos para o ensino da astronomia.

O Museu vai emprestar às escolas o Astrokit – um material composto de telescópio tipo PST com filtros especiais para a observação do Sol e apostilas de várias atividades –, que deverá ajudar os professores no ensino da disciplina. O projeto Olhai pro Céu Carioca é desenvolvido em parceria com o Observatório Nacional (ON). As inscrições são gratuitas e o treinamento acontece e 14 às 17h na sede do Museu, no Rio de Janeiro.

Saiba mais.

Propriedade intelectual

Na quinta-feira (28), a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai sediar o workshop A Propriedade Intelectual no Sistema da Inovação. A ideia é apresentar todos os aspectos envolvidos na proteção da inovação, desde sua importância até sua aplicação como estratégia de entrada no mercado.

O evento, realizado pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a Agência de Inovação UFPR (AI) e a empresa Clarke Modet & Co,  é gratuito e aberto para a sociedade. É preciso fazer a inscrição no site do evento.

Materiais nucleares

Termina na sexta o prazo para quem quer concorrer a uma oportunidade de trabalho na Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc). A instituição seleciona profissionais de nacionalidade brasileira para os cargos de oficial de contabilidade nuclear e tratamento da informação, e oficial de operações. O contrato inicial é de três anos, renovável para até nove anos. Os selecionados irão trabalhar na sede da Abacc, no Rio de Janeiro.

Apenas uma vaga está disponível para cada um dos cargos. Para mais informações, clique aqui.

Inovação

Estão abertas as inscrições para o Programa Sinapse da Inovação, no Estado do Amazonas. A iniciativa vai dar a empreendedores amazonenses a chance de transformar suas ideias inovadoras em negócios de sucesso. O programa é realizado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi) com promoção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Os candidatos passam por três fases, durante as quais recebem capacitações e apresentam, além da proposta de ideia inovadora, um projeto de empreendimento e um projeto de fomento. Ao fim, serão selecionados 40 projetos, que recebem R$ 50 mil em subvenção econômica da Fapeam e capacitações, durante seis meses, para desenvolver sua empresa ou produto inovador. Para participar, os interessados têm até o dia 11 de junho para fazer a inscrição de suas ideias no site do Programa.

Microfluídica

Estão abertas as inscrições para o 5º Workshop em Microfluídica. O evento reúne estudantes e jovens pesquisadores de diferentes Estados brasileiros para discutir as mais recentes inovações nesse campo, realizar a comunicação e troca de resultados de pesquisa e demonstrar técnicas e outras aplicações de microfabricação.

Microfluídica pode ser definida como a ciência e engenharia de sistemas na qual o comportamento dos fluidos difere da teoria tradicional devido às pequenas dimensões destes sistemas. O evento, tradicionalmente realizado pelo Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/MCTI), ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Confira a programação.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone