Confira a agenda científica de 15 a 19 de setembro

Publicado em 25/09/2014
Portal Brasil, 14/09/2014

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) reuniu a programação científica até a próxima sexta-feira (19). São diversas opções para se programar e participar. Destaque para o Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico no Museu de Astronomia e Ciências Afins, que acontece nesta segunda-feira (15), e o Seminário Centros Globais de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação, a ser realizado na próxima quarta-feira (17), ambos no Rio de Janeiro (RJ).

Confira abaixo a programação completa:

Óleo e gás

A Finep/MCTI oferecerá palestras no estande montado no Rio Oil & Gas Expo and Conference. Empresas apoiadas pela agência vão apresentar os projetos desenvolvidos no setor de petróleo e gás. O evento acontece de segunda (15) a quinta-feira (18) no Rio de Janeiro (RJ).

Durante os quatro dias, uma equipe da Finep percorrerá a feira em busca de empresas inovadoras que precisem de investimento. São as chamadas demandas espontâneas. A Rio Oil & Gas é um dos principais eventos mundiais da indústria do petróleo e gás deve receber cerca de 55 mil visitantes.

 A 17ª edição tem como tema “Novo cenário geopolítico: superando os desafios”.

Proteômica

Estão abertas, até segunda-feira, as inscrições para o 5th Proteomics Workshop, evento a ser realizado nos dias 5 e 6 de novembro no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O workshop, organizado pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), abordará temas de destaque nas áreas de proteômica e espectrometria de massas.

Com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o evento contará com a presença de palestrantes do Brasil e do exterior, os quais realizarão apresentações relacionadas à proteômica baseada em descoberta e à proteômica baseada em alvos.

Centros de P&D

Também estão abertas as inscrições para o Seminário Centros Globais de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação, que será realizado no Rio de Janeiro, na quarta-feira (17).

Organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a atividade tem por objetivo promover um ambiente de encontro para as empresas apresentarem e discutirem os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) desenvolvidos no Brasil.

O seminário tem como público-alvo pesquisadores, engenheiros, técnicos, acadêmicos e gestores representantes de entidades como Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundações de pesquisa, parques tecnológicos, incubadoras, entre outros convidados.

Mais informações pelo telefone (61) 2033-8497 ou na página do seminário.

Biologia computacional

Nesta segunda-feira (15), começa o período de inscrições para candidatos a bolsas de doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).

As bolsas destinam-se a apoiar teses sobre o tema “Desenvolvimento de metodologias computacionais de alto desempenho orientadas para analises biológicas”. Poderão concorrer candidatos com formação em: bioinformática, matemática, engenharias, computação e áreas afins.

As inscrições podem ser feitas até 17 de outubro. Informações no site do evento.

Patrimônio arqueológico

Neste mês, acontece a segunda edição do Seminário Preservação de Patrimônio Arqueológico no Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), no Rio de Janeiro. A abertura do evento será na segunda (15), às 9h30, no auditório do museu.

O público poderá conferir dez palestras de pesquisadores de diversas instituições de pesquisa e ensino do país. Elas serão seguidas de debates, além de uma visita ao Laboratório de Conservação de Objetos Metálicos do Mast. Serão abordados temas como gestão, musealização, conservação, divulgação e ensino.

O seminário é organizado pelo Mast e direcionado para todos os públicos, em especial, universitários das áreas afins, professores, arqueólogos e museólogos. Para participar, basta fazer a inscrição pelo telefone 3514-5213 ou pelo e-mail simones@mast.br.

História

Na quarta-feira (17), o Mast promove o Encontro com a História, com a mesa-redonda e o lançamento da exposição Observações do Recife Holandês.

A mostra apresenta ao público uma parte dos trabalhos de Jorge Marcgrave, matemático e naturalista alemão que viveu em Recife entre 1637 e 1643. No período, realizou observações acerca do clima, das terras, das plantas, dos animais, das gentes e do céu austral.

Ciência do sistema terrestre

O calendário de atividades e de seminários, informações sobre inscrições, linhas de pesquisa e disciplinas do curso de pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre (PGCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) agora podem ser acessados diretamente em seu site.

Além de orientações para alunos e interessados, o site disponibiliza áreas de notícias e oportunidades. Também há links para a página wiki da PGCST e um banco de teses e publicações.

Mais informações no site do evento.

Tecnologia espacial

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP), está com inscrições abertas para o 8º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais (SEPP&D), que se realiza no dia 1º de outubro.

O seminário se consolida como um fórum para disseminação das tecnologias desenvolvidas por meio dos projetos de pesquisa e desenvolvimento concluídos no último ano e também para apresentar os avanços e dificuldades dos projetos em andamento. Os projetos são financiados pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).

Em sua oitava edição, o SEPP&D oferece apresentações orais e em forma de pôsteres dos trabalhos financiados pela AEB. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site do evento até 28 de setembro.

Software

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), seleciona profissional de nível superior para trabalhar no desenvolvimento do software de um sensor de estrelas a ser usado em balões estratosféricos e satélites artificiais e no desenvolvimento do software de sua bancada de testes.

A contratação será feita por bolsa de desenvolvimento tecnológico PCI do CNPq. O profissional deve ter formação em engenharia de computação, ciência de computação ou engenharia elétrica/eletrônica ou áreas correlatas.

O perfil profissional, os requisitos para a escolha dos bolsistas e as orientações estão disponíveis nesta página.

Comunicação

A associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa), por meio do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia, está com edital aberto para processo seletivo para profissional ou formando na área de Comunicação Social, com habilitação em jornalismo. O salário bruto é de R$ 1.200, mais plano de saúde e auxílio alimentação.

O contrato será sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pelo período de um ano, podendo ser prorrogável. A jornada de trabalho será de 24 horas semanais.

Os interessados devem mandar e-mail com os documentos anexos, previstos em edital, até o dia 19 de setembro, para curriculum@ampa.org.br, com o título: “Seleção AMPA 2014 – Jornalista”

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone