Programa Institucional de Visitas dos Laboratórios que integram o CNPEM

O Programa Institucional de Visitas do CNPEM tem como objetivo estimular o interesse pela ciência e promover a divulgação científica e tecnológica. O programa é dirigido a grupos de estudantes de Ensino Médio, Técnico e Superior (graduação e pós-graduação).

O roteiro de visitas pode contemplar um ou mais laboratório(s) em nosso campus em Campinas (SP). São eles: o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Biorrenováveis e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Na visita são apresentadas as instalações dos Laboratórios e processos de investigação científica.

Visitas técnicas de empresas e outras instituições de P,D&I devem ser tratadas diretamente pelo endereço eletrônico: visitas@cnpem.br.

Tire suas Dúvidas

1. Quando ocorrem as visitas e qual a duração?
As visitas são realizadas sempre às quartas-feiras, em dois períodos: pela manhã (a partir das 9 horas) ou à tarde (a partir das 14 horas). As datas e o período devem ser indicados no formulário e serão aceitos mediante confirmação por e-mail. Cada visita dura em média 1h30.

2. Quantas pessoas são necessárias para formar um grupo? E qual o limite máximo de participantes?
Estima-se entre 15 e 20 pessoas por grupo, para melhor proveito da visita neste modelo. O limite máximo é de 40 pessoas por grupo em áreas maiores, como o acelerador de partículas; alguns locais de visitação permitem o número máximo de 30 pessoas.

3. Meu grupo tem menos de 10 pessoas ou prefiro ir sozinho. Como proceder?
Nos casos de grupos com menos de 10 pessoas, tentaremos o encaixe em outros grupos que não atingiram o limite máximo de pessoas. Alertamos que este encaixe depende da agenda pré-estabelecida e da ordem da lista de espera.

Em caso de dúvidas, escreva-nos.

O CNPEM também realiza anualmente em um sábado o evento Ciência Aberta, com atrações abertas nos laboratórios, voltado para todas as idades. Saiba mais.

4. Depois de agendar uma data, o que preciso fazer?
Após o agendamento, um representante da Comunicação requisitará as seguintes informações:

  • Nome completo dos visitantes e do responsável*;
  • Contato telefônico do responsável (para emergências);

*Todos os grupos de visitantes, em especial de estudantes, devem ser acompanhados por um responsável da instituição, que não precisa ser necessariamente o solicitante da visita. As informações devem ser repassadas com antecedência. Mantenha sempre contato com o representante da Comunicação do CNPEM para alinhar detalhes da visita.

5. Há alguma recomendação para o dia da visita?
Recomenda-se a todos o uso de calças compridas e de sapatos fechados e confortáveis.

Atenção

Atingimos o limite de solicitações de visitas para o ano de 2019

Preencha o formulário abaixo para entrar em nossa lista de espera para 2019.