Eixo 2: pesquisa e desenvolvimento in-house

Reflete o envolvimento de pesquisadores internos em investigações de alto nível, em áreas de fronteira, equiparando o CNPEM a centros de ciência e tecnologia de classe mundial. A Pesquisa e Desenvolvimento in-house implica em execução de programas de pesquisa básica, aplicada e de desenvolvimento experimental definidas internamente ou por instâncias governamentais.

O CNPEM conta com uma equipe técnica interdisciplinar dedicada às atividades de pesquisa e desenvolvimento internas segmentada em diferentes carreiras. Ao final de 2017, eram mais de 400 profissionais diretamente envolvidos em atividades de P&D nos Laboratórios Nacionais.

Em 2017, o CNPEM contou com um total de 87 pesquisadores em atividades de pesquisa, orientação de alunos de pós-graduação e supervisão de pós-doutorandos.

Esses pesquisadores foram responsáveis pela publicação de 184 artigos científicos indexados na base Web of Science. Desse total, 97 foram classificados pelo Journal of Citation Report como pertencentes ao primeiro quartil, Q1*.

*A classificação por quartis está relacionada a cada periódico e respectiva categoria de assunto. Para mais informações, verificar descrição do item “Artigos Científicos Internos” nos Resultados Detalhados por Laboratório.