Eixo 1: instalações abertas a usuários externos

Compreende a implantação, manutenção, operação e ampliação de instalações abertas singulares de alta complexidade tecnológica, disponibilizando-as para usuários externos e contribuindo, assim, para a produção de resultados técnico-científicos de alta qualidade.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo CNPEM destaca-se sua marcante atuação como Laboratório Nacional aberto, que disponibiliza seu complexo laboratorial para a comunidade científica por meio de processos competitivos de análise de propostas de pesquisa. No total, são 33 diferentes instalações com equipamentos de alta tecnologia, além de um conjunto de laboratórios de suporte à pesquisa.

Destaca-se, neste eixo de atuação, o papel da equipe de especialistas do Centro, que compartilha conhecimentos e técnicas com os usuários e lhes oferece orientações no uso dos equipamentos e na análise dos resultados.

Em 2017, foram aproximadamente 56 mil horas de equipamentos destinadas à execução de 1.086 propostas de pesquisa externas, que beneficiaram 2.246 pesquisadores, vinculados a instituições nacionais e internacionais.

16

Linhas de luz

4

Laboratórios destinados a biociências e biotecnologia

7

Laboratórios destinados a química verde e bioetanol

6

Laboratórios destinados a nanotecnologia e materiais

Para mais informações sobre como utilizar nossas instalações, navegue pelo menu “Informações para Usuários” ou Acesse o Portal de Usuários no botão ao lado.