Eixo 1: instalações abertas a usuários externos

Compreende a implantação, manutenção, operação e ampliação de instalações abertas singulares de alta complexidade tecnológica, disponibilizando-as para usuários externos e contribuindo, assim, para a produção de resultados técnico-científicos de alta qualidade.

O CNPEM disponibilizou em 2016 um conjunto de 34 instalações abertas, sendo 17 linhas de luz, 6 conjuntos de equipamentos relacionados a materiais e nanotecnologia, 7 instalações destinadas a pesquisas nas áreas de química verde e bioetanol e outras 4 instalações associadas às áreas de biociências e biotecnologia. Esse complexo de laboratórios atendeu a 1069 propostas de pesquisas externas, que utilizaram cerca de 58 mil horas de equipamentos. Grande parte dessas pesquisas é viabilizada pela combinação ímpar de um parque de equipamentos de alta tecnologia e competências singulares em técnicas avançadas com aplicações em diversas áreas do conhecimento.

Um total de 2122 pesquisadores externos, provenientes de mais de 200 instituições, nacionais e internacionais, foi beneficiado pela execução de propostas de pesquisa nas instalações do CNPEM, no ano de 2016. Desse total de pesquisadores, 87% são brasileiros e 13% estrangeiros. No Brasil, a região com maior número de pesquisadores beneficiados foi a região Sudeste (80,8%), seguida pelas regiões Sul (9,4%), Nordeste (6,75%), Centro-Oeste (2,27%) e Norte (0,76%).

Destaca-se que esse amplo contingente de beneficiários tem vínculos com distintas organizações atuantes na área de ciência e tecnologia, as quais, por sua vez, conectam outros participantes da comunidade científica, formando uma extensa rede de conhecimento que supera os números aqui apresentados. Em 2016, 325 artigos científicos foram publicados e indexados na base Web of Science com menção ao uso das instalações do CNPEM. Desse total, destaca-se a publicação “Artificial membranes with selective nanochannels for protein transport”, cujo estudo fez uso das instalações do LNLS e foi capa da revista Polymer Chemistry

Para mais informações sobre como utilizar nossas instalações, navegue pelo menu “Informações para Usuários” ou Acesse o Portal de Usuários no botão ao lado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone