Eixo 1: instalações abertas a usuários externos

Compreende a implantação, manutenção, operação e ampliação de instalações abertas singulares de alta complexidade tecnológica, disponibilizando-as para usuários externos e contribuindo, assim, para a produção de resultados técnico-científicos de alta qualidade.

eixo 1 - mapa 2015

Em 2015, as instalações abertas do CNPEM propiciaram a realização de 991 propostas de pesquisa externas, número superior ao registrado no ano anterior.

Essas propostas de pesquisa utilizaram cerca de 60 mil horas de equipamentos e beneficiaram um total de 1911 pesquisadores de mais de 200 diferentes instituições, sendo 89% deles nacionais e 11% estrangeiros. No Brasil, a região com maior número de pesquisadores beneficiados foi a região sudeste (80,6%), seguida pelas regiões Sul (10,7%), Nordeste (5,8%), Centro-Oeste (2,1%) e Norte (0,8%).

O CNPEM e suas instalações foram citados em 249 artigos publicados e indexados na base Web of Science por pesquisadores externos. Essas citações foram decorrentes do uso das instalações abertas.

No ano de 2015, cinco instalações do CTBE dedicadas inicialmente às atividades de P&D in house (Eixo 2) e apoio à geração de inovação (Eixo 3) foram abertas a usuários externos (Eixo 1). Foram elas: Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos, Laboratório de Metabolômica, Laboratório de Análises de Macromoléculas, Laboratório de Sequenciamento de Ácidos Nucleicos em Larga Escala e a Biorrefinaria Virtual. No LNNano, o Laboratório de Dispositivos e Sistemas Funcionais, equipado com recursos financeiros do Projeto SisNano, também iniciou o atendimento de usuários externos.

eixo 1 -gráficos 2015

Para mais informações sobre como utilizar nossas instalações, navegue pelo menu “Informações para Usuários” ou Acesse o Portal de Usuários no botão ao lado.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone