CNPEM promove curso internacional sobre tecnologia de luz síncrotron

Agência FAPESP, em 21/01/15

 

Evento ocorre no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada, modalidade de apoio da FAPESP

Evento ocorre no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada, modalidade de apoio da FAPESP

Estão abertas, até 1º de março, as inscrições para a São Paulo School of Advanced Sciences on Recent Developments in Synchrotron Radiation

(SyncLight 2015), que será realizada entre 13 e 24 de julho no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O evento, organizado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) em associação com a American Physical Society (APS), ocorrerá no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), modalidade de apoio da FAPESP.

Serão selecionados para a escola 80 estudantes, entre recém-graduados e jovens pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado do Brasil e do exterior. Na programação, há palestras sobre as novas possibilidades experimentais surgidas com a evolução das fontes de luz síncrotron, em especial as que envolvem feixes de raios X com alto brilho e coerência.

Um dos objetivos do SyncLight 2015 é auxiliar na formação de pesquisadores-usuários aptos a usufruir da infraestrutura do Sirius – a nova fonte brasileira de luz síncrotron, atualmente em construção pelo LNLS, que deve entrar em operação em 2018.

O curso prevê treinamentos nas áreas de Física, Química, Biologia, Geociências, Medicina e Ciência dos Materiais, entre outras. Os tópicos serão apresentados por 21 pesquisadores de relevância em diferentes áreas de atuação – 14 estrangeiros e sete brasileiros. Estão previstos também tutoriais sobre diversas técnicas experimentais em fontes de luz síncrotron, que serão ministrados pelos pesquisadores do LNLS nas linhas de luz do laboratório.

O curso não tem taxa de inscrição e a língua oficial é o inglês. Serão selecionados 40 estudantes brasileiros e 40 estrangeiros, que receberão financiamento para viagem e estadia durante todo o período da escola. Mais informações em http://pages.cnpem.br/synclight2015/

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone