Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais contrata novo Diretor-Geral

Publicado em 14/05/2014
Jornal da Ciência, em 09/05/2014

CNPEM, que abriga quatro Laboratórios Nacionais, abre processo seletivo para cargo máximo na gestão da instituição

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) iniciou processo de seleção do novo Diretor-Geral. O processo é conduzido pelo Conselho de Administração com o auxílio de um Comitê de Seleção.

O CNPEM é uma associação privada, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social pelo Poder Público para atuar nas áreas de materiais avançados, nanotecnologia, biociências e bioetanol. Para desenvolver suas atividades o Centro é integrado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e Laboratório Nacional de Ciência e tecnologia do Bioetanol (CTBE).

A maior parte do seu financiamento provém do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de Contrato de Gestão, mas é significativo o aporte de outras fontes, originárias de agências de fomento, de empresas e de instituições internacionais. O CNPEM situa-se em um campus de 54 hectares no Polo de Alta Tecnologia de Campinas – SP e seu staff é constituído por mais de 500 profissionais, sendo que cerca de 70% atuam diretamente com a atividade fim da instituição.

Os Diretores dos Laboratórios Nacionais e o Diretor de Administração reportam-se ao Diretor-Geral, que responde pela gestão da instituição ao Conselho de Administração. O Diretor-Geral, deve ser um líder com espírito inovador, capaz de formular estratégias de longo prazo, construir alianças, buscar alternativas para o crescimento do CNPEM e produzir resultados através de forte capacidade de gestão e mobilização.

Para o cargo, é desejável a experiência em gestão de instituições, públicas ou privadas e ter familiaridade com temas científicos e tecnológicos. Deve ter capacidade de tomada de decisão em situações de conflito e habilidade para conduzir e motivar equipes qualificadas. De modo complementar, é desejável experiência de gestão em área tecnológica empresarial e na construção de parcerias com empresas do setor produtivo. Como ponto importante, deve ainda ter forte capacidade de comunicação, credenciando-se como representante do CNPEM frente aos formuladores de políticas públicas, a interlocutores de alto nível do meio acadêmico e empresarial, e ao público em geral, nacional e internacionalmente.

O mandato do Diretor Geral é de três anos, renovável. A documentação obrigatória de candidatos inclui Carta de Manifestação de Interesse, e Curriculum Vitae completo. Candidaturas, assim como dúvidas e solicitações de informação adicional, devem ser enviadas eletronicamente para o e-mail selecaodiretorgeral@cnpem.br, até o dia 30 de junho de 2014. Todos os contatos serão tratados confidencialmente.

Maiores detalhes sobre a chamada podem ser encontrados através do link http://www.cnpem.br/cnpem/selecao-diretor-geral.

 

Sobre o CNPEM

Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)é uma organização social localizada em Campinas-SP que possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; oLaboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de pesquisa coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Informações detalhadas sobre as atividades do CNPEM em www.cnpem.br.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone