CNPEM abre as portas para estudantes durante a Semana Nacional de C&T

Assessoria de Comunicação em 20/10/2016

O Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) participou da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que realizada entre 17 e 23 de outubro de 2016. De segunda a sexta-feira (17 a 21), o campus do CNPEM recebeu centenas de estudantes de Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Superior, provenientes de instituições públicas e particulares. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as áreas de pesquisa cobertas pelos quatro Laboratórios Nacionais que compõem o centro, localizado em Campinas (SP), e visitaram algumas de suas principais instalações, incluindo o acelerador de elétrons do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).

Exposição

A programação do evento incluiu a visita a um galpão onde foram expostos vídeos, amostras e materiais explicativos relacionados às diferentes áreas de pesquisa cobertas pelo CNPEM, como nanotecnologia, biotecnologia, desenvolvimento de bioetanol e outras. Os participantes também puderam entender melhor como funciona um acelerador de elétrons e quais as utilidades de uma fonte de luz síncrotron. Foi possível, ainda, observar em microscópios alguns materiais do cotidiano, como cristais de açúcar, sal, areia, insetos, fios de cabelo, ovos de peixe, micro-organismos presentes na água, dentre outros.

Tour

Em seguida os participantes tiveram a chance de visitar diversas instalações do LNLS onde estão sendo projetados e desenvolvidos componentes para o Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira. Com mais de 500 metros de circunferência, o Sirius será a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. A nova fonte de luz abrirá novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, física, ciências ambientais e muitas outras. A construção da nova fonte de luz, no campus do CNPEM, segue de acordo com o cronograma inicial, com cerca de 30% das obras já concluídas. Sirius deverá ser inaugurado em 2018 e terá sua fonte de luz aberta para pesquisadores um ano depois, em 2019.

Mural de recados

Durante a exposição, os visitantes puderam compartilhar sua experiência com o CNPEM. Alguns falaram sobre as suas expectativas para o futuro, outros sobre como é a sua percepção da ciência e da pesquisa no país. Veja o álbum aqui.

Apoio

As atividades gratuitas programadas no campus do CNPEM integram a agenda da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia e contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas.

 Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone