Ciência Aberta 2019 – Ciência está além dos nossos olhos

Publicado em 26/06/2019

Um dos maiores centros de produção científica do Brasil, com o único acelerador de partículas gerador de luz síncrotron da América Latina, convida para uma visita especial. No dia 29 de junho de 2019, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), abrirá seu campus, em Campinas-SP, com seus quatro laboratórios nacionais, atrações para todas as idades e praça de alimentação com food trucks diversos.

Os visitantes poderão conhecer as dependências dos laboratórios de luz síncrotron, de biociências, de biorrenováveis e de nanotecnologia, para conferir a estrutura interdisciplinar que permite que as mais incríveis descobertas científicas sejam possíveis.

Na quarta edição do Ciência Aberta, Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro, que teve seu prédio inaugurado em novembro de 2018, estará aberto para circulação do público. O acelerador de 4ª geração será a mais moderna fonte de luz síncrotron do mundo, e em breve estará à disposição de cientistas de todo o Brasil e de outros países.

Outra oportunidade interessante será a interação dos visitantes com os pesquisadores. Crianças e adultos poderão fazer perguntas e tirar todo o tipo de dúvida sobre nossas pesquisas com Físicos, Químicos, Biólogos e outros especialistas que atuam no CNPEM.

Confira abaixo algumas das atrações deste dia único, gratuito e cheio de ciência brasileira.

 

Olhando por dentro das coisas

Como conhecer o interior dos objetos sem quebrá-los? Saiba como funciona a tomografia de raios X e a história dessa tecnologia revolucionária que tanto nos ajuda a compreender a matéria e as mais complexas e minúsculas estruturas que formam também os seres vivos.

 

Das moléculas aos organismos

A compreensão das mais diversas estruturas e sistemas nos permite desenvolver soluções para diferentes áreas, em especial para a saúde. Visitantes poderão participar de oficinas e conhecer muitas técnicas e projetos relacionados à busca de novos fármacos, à substituição do uso de animais em testes e sobre a natureza de doenças negligenciadas.

 

Biorrenováveis para o Brasil e o Mundo

Conheça a ciência e a tecnologia desenvolvida para biorrenováveis no CNPEM e saiba como nossas pesquisas impactam na sua vida e contribuem para um futuro mais sustentável.

De plantas, resíduos de processos industriais, do solo e onde mais os olhos de nossos cientistas focarem, é possível otimizar e solucionar demandas do nosso dia-a-dia, com o desenvolvimento de enzimas, uso de leveduras e biomassa.

 

A vida é Nano! E muito mais

O papel da nanotecnologia em nosso cotidiano, com exemplos ilustrativos; demonstrações de como são fabricados dispositivos com nanômetros de tamanho; oficina de litografia e apresentações das ramificações da nanotecnologia, como a nanomedicina e a nanoecotoxicologia. O público também poderá ver a Sala Limpa, onde nanodispositivos são produzidos, e os microscópios eletrônicos de última geração, com os quais é possível fazer imagens de moléculas complexas, como proteínas,e outros tipos de materiais.

 

Sobre o CNPEM
O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerencia quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.


Ciência Aberta

Data e horário: Sábado, dia 29 de junho de 2019. Os portões ficam abertos das 9h às 15 horas; as atrações ocorrem das 9h às 17h.

Entrada gratuita,com doações opcionais de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza ou higiene pessoal, que serão enviados para a Casa Santana – Centro de Convivência e Inclusão Social para a Cidadania.

Local: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia de Campinas – Campinas/SP

Mais informações: http://pages.cnpem.br/cienciaaberta