Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais divulga chamada para Bolsas em parceria com a CAPES

Publicado em 04/06/2014

Assessoria de Comunicação em 04/06/2014

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Organização Social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulga chamada internacional para três modalidades de Bolsas CAPES.

Serão até cinco bolsas de Pesquisador Visitante do Exterior, até 10 de Pós Doutorado e uma de Pesquisador Visitante Sênior. Os candidatos selecionados atuarão em projetos desenvolvidos pelos laboratórios que compõe o Centro: Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

A seleção dos candidatos será feita por um comitê formado por representantes do CNPEM e CAPES. Para conhecer as áreas dos projetos e mais informações sobre os programas acesse http://www.cnpem.br/cnpem/selecao-cnpem-capes/ . Para se candidatar, é preciso enviar CV e área de interesse para cnpem@capes.br.

O processo de seleção permanecerá aberto até que todas as vagas sejam preenchidas e o programa tem validade até dezembro de 2018.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de terceira geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos. 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone