II Congresso de Estudantes do CNPEM reuniu 250 pessoas em dois dias e meio de programação

Publicado em 28/11/2019

Entre os dias 26 e 28 de novembro aconteceu a segunda edição do Congresso de Estudantes do CNPEM (CEC). O CEC foi concebido para ser o grande evento técnico-científico do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos quatro Laboratórios Nacionais e pela administração central, de modo a fomentar a integração e colaboração no Centro. O CEC, a partir desta edição, também passou a absorver as apresentações de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPEM.

Evento reuniu cerca de 250 pessoas ao longo de dois dias e meio de programação

O II CEC reuniu cerca de 250 participantes e contou com a apresentação de 170 pôsteres, 60 apresentações do tipo clipping (de até 2 minutos), 20 apresentações orais, além de plenárias com os pesquisadores Harry Westfahl (LNLS), Mário Murakami (LNBR) e do membro do conselho de administração do CNPEM e professor do Instituto de Química da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves. Somaram-se às apresentações do CEC as falas de abertura do diretor geral do CNPEM, Antonio José Roque da Silva, e do coordenador desta edição do CEC, o pesquisador Márcio Medeiros (LNLS).

De modo a reconhecer os melhores pôsteres, o comitê organizador premiou estudantes que se destacaram em diferentes aspectos: coerência, projeto gráfico, objetivos, domínio do assunto e interesse científico. Os prêmios foram entregues a seis alunos, sendo três de graduação e três de pós-graduação:

Lista dos premiados no II CEC

Graduação:

Beatriz Pelegrini Bosque
Título: Disease-related mutant DDX3X induces its intracellular aggregation and toxicity in neuroblastoma cell line

Judá Souza de Camargo Almeida Santos
Título: Desenvolvimento de instrumentação para estudo de supercondutores à base de H2 sob altas pressões

Karine Silva Alcantara
Título: Crescimento de filmes finos e heteroestruturas de La0.67Sr0.33MnO3, YBa2CuO7−x e Bi2Sr2CaCu2O8-x

Pós-graduação:

Ana Carolina Paschoalini Mafra
Título: Entendimento do papel de glutaminase 2 para a progressão tumoral

Rafael Boni
Título: Kinetic Modeling: understanding the inhibitory compounds present in cellulosic ethanol fermentation process

Flavio Henrique Feres
Título: Campos Hertzianos e modulação de fônons poláritons hiperbólicos em nitreto de boro hexagonal depositados sobre meta-superfícies

O CEC distingue-se pela possibilidade de interação entre os participantes e pelo caráter multidisciplinar. Neste ano, o CEC aconteceu nas dependências do Sirius, o novo acelerador de partículas brasileiro. Além dos estudantes (estagiários, ICs e pós-graduandos) e seus orientadores, o evento foi aberto a todos os colaboradores do Centro (pesquisadores, diretores, gestores, técnicos), consolidando o Congresso no calendário de eventos do CNPEM. As fotos do evento serão disponibilizadas a partir da próxima semana no website do evento.

 Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas-SP, gerência quatro Laboratórios Nacionais – referências mundiais e abertos às comunidades científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) está, nesse momento, finalizando a montagem do Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) atua na área de biotecnologia com foco na descoberta e desenvolvimento de novos fármacos; o Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR) pesquisa soluções biotecnológicas para o desenvolvimento sustentável de biocombustíveis avançados, bioquímicos e biomateriais, empregando a biomassa e a biodiversidade brasileira; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos em busca de soluções baseadas em nanotecnologia. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.