Campinas tem Semana Municipal e Nacional de Ciência e Tecnologia de 19 a 25 de outubro

ASN em 21/10/15

Luz, Ciência e Vida é o tema da 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas, que acontecerá entre 19 e 25 de outubro, como parte da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015). Serão várias atividades durante a Semana, nos diversos centros de ciência e tecnologia instalados na cidade. A abertura oficial será nesta segunda-feira, 19 de outubro, no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que mantém quatro laboratórios em Campinas, incluindo o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), e que está construindo o Sirius, um dos mais avançados do planeta.

As iniciativas da Semana Municipal e Nacional são coordenadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); associações científicas lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Prefeitura Municipal de Campinas e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A edição deste ano ainda tem como tema “Luz, Ciência e Vida”. Escolha baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que anunciou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

A programação das atividades planejadas para a cidade de Campinas está disponível em: http://semanacetcampinas.wix.com/2015. Serão várias visitas aos centros de pesquisa e desenvolvimento de Campinas.

Em um deles, o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, um dos destaques será a apresentação das experiências do Centro em Tecnologia Assistiva, tendo a luz como pano de fundo para a disseminação de conceitos ligados à inclusão e à acessibilidade.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone