Campinas realiza em conjunto Semana Nacional e Municipal de Ciência

Publicado em 08/10/2014

Prefeitura de Campinas em 06/10/2014

A Prefeitura de Campinas, a Unicamp e o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), que reúne as principais entidades do setor, estão à frente da organização da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que irá ocorrer de 13 a 19 de outubro, como parte das ações da 11ª Edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014). Neste ano, a Unicamp é sede do evento em Campinas.

Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, a coordenação nacional da Semana é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e no âmbito municipal, é coordenada pela Prefeitura de Campinas. A proposta é estimular a abordagem da ciência e tecnologia na dimensão social, como instrumento de inclusão, transformação social e desenvolvimento humano.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Samuel Rossilho, destaca que o objetivo principal da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia é a popularização da ciência, envolvendo estudantes, professores e a sociedade em geral. Rossilho, que também é presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, enfatiza que o município tem atuado firmemente para estimular os segmentos produtivos e as instituições de ciência e tecnologia da cidade para que trabalhem juntas em ações integrados no Município. “A criação do Conselho Municipal de C&T, que está à frente da organização da Semana, bem como a realizado do Planejamento Estratégico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas para o período 2014-2025 revelam que tais ações devem ser contínuas e de longo prazo”, diz.

Atividades

Em Campinas, as instituições e empresas envolvidas participarão de atividades centralizadas em uma mostra, a ser realizada no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp. Ao todo, o evento contará com 5 tendas instaladas ao redor do Museu, com atividades simultâneas, que irão ocorrer de segunda a sexta, de 13 a 17 de outubro, das 8h30 às 17h.

Uma tenda abrigará a 1ª ExpoCiatec, com o intuito de apresentar o trabalho das empresas incubadas no CIATEC – Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas. Um outro espaço, localizado junto aos demais expositores, será destinado às instituições tradicionais de Ciência e Tecnologia, como forma de criar nichos de articulação entre iniciativa privada, políticas públicas, institutos, ações e os visitantes.

Também estão confirmadas a Exposição sobre Água de Reúso, da Sanasa, e atividades lúdicas, promovidas pelo CI&T e Clickideia, que têm como foco o público infanto-juvenil, com objetivo de despertar o interesse pela área de tecnologia.

Durante a semana, haverá uma programação complementar em outros locais da cidade, com workshops, palestras e visitas de escolas em alguns institutos (IMA, CTI, CPqD e CNPEM). No dia 18 de outubro, sábado, será realizado também na Unicamp, o 12º Encontro da Cidadania, promovido pelo CDI Campinas, no Ciclo Básico II, das 8h às 15h30.

Já no final de semana, nos dias 18 e 19, o caminhão do Museu Exploratório de Ciências, uma atividade que é itinerante, será levado para o Largo do Rosário, no centro da cidade.

Em 2013, a 1ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia contou com atividades realizadas em uma tenda instalada na Lagoa do Taquaral e com a participação de mais cinco mil crianças e adolescentes.

Para divulgar a programação completa da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia (SNMCT) foi criado um site, que está disponível no endereço http://www.semanact.mc.unicamp.br/, detalhando a programação diária do Museu Exploratório de Ciências e as atividades paralelas promovidas pela IMA, CTI, CPqD, CNPEM, ITAL e CDI Campinas.

Além de notícias e orientações sobre as ações da SNMCT de Campinas, o site também traz informações sobre os institutos que fazem parte do evento. O objetivo é envolver a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia que são realizadas no município.

Sobre a SNMCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) juntamente com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

Em Campinas, desde o ano passado, o evento conta com a parceria e coordenação municipal da Prefeitura de Campinas, já que o município aprovou em 2.013, a Lei 14.655, instituindo a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia na cidade, que deve ser realizada concomitantemente à SNCT. Em 2014, a organização da semana ganhou o apoio do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instalado neste ano no município.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone