Campinas contará com Laboratório de Luz Síncrotron de 3ª Geração

Publicado em 10/04/2013

Prefeitura Municipal de Campinas, em 10/04/2013

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, assinaram nesta terça-feira, 9 de abril, convênios e protocolo de intenção viabilizando programas nas áreas de tecnologia de vanguarda, cursos profissionalizantes e saúde. Participaram do encontro, realizado no Departamento de Transporte Interno (DETI), no Parque Itália, em Campinas, autoridades e técnicos dos governo Federal, Estadual e Municipal, além de representantes do Legislativo, Judiciário e de segmentos da sociedade.

Entre as iniciativas encaminhadas no encontro, foi assinado protocolo de intenção com o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), para a instalação do Laboratório para Pesquisa de Nova Fonte de Luz Síncrotron de 3ª Geração – Projeto Sirius.

Além do governador e do prefeito, assinaram o documento o diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, Antonio José Roque da Silva, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia em exercício de São Paulo, Luiz Carlos Quadrelli.

Para a implantação do complexo do Projeto Sirius, o Governo do Estado de São Paulo desapropriará uma área de 150 mil m², localizada no Polo de Tecnologia Ciatec II, com um custo total de R$ 23,4 milhões. A construção do equipamento será iniciada neste ano e deve ser concluída em 2016.

A Nova Fonte de Luz Síncrotron de 3ª Geração permitirá obter, com detalhes, imagens em resolução 10 mil vezes maior que um aparelho de raio X e dez vezes mais brilhante que a produzida atualmente no mundo por países que detém a tecnologia. O laboratório será usado para pesquisas científicas que vão desde a busca por medicamentos contra o câncer até o desenvolvimento de materiais utilizados para extrair petróleo. 

O governador Geraldo Alckmin ressaltou que a instalação do Projeto Sirius consolidará Campinas como polo de tecnologia avançada, com contribuição efetiva para todo o país. Já o prefeito Jonas Donizette enfatizou que a instalação do novo laboratório será um importante passo para o desenvolvimento da cidade e de toda a região.

Via Rápida

No encontro foi também assinado parceria entre os governos Estadual e Municipal para a instalação de uma unidade do programa Via Rápida Emprego junto à ETEC Conselheiro Antonio Prado, no Jardim Santa Mônica, em Campinas.

O local concentra três salas de aula, dois laboratórios (multiuso e informática), três salas de apoio administrativo, seis sanitários e estacionamento, entre outras dependências.

No prédio, previsto para ficar pronto neste semestre, serão oferecidos cursos nas áreas da indústria, prestação de serviços e construção civil. O objetivo é capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

O Via Rápida oferece mais de 150 modalidades de cursos gratuitos, com duração de até 90 dias. As capacitações são nas áreas de construção civil, comércio, serviços e indústria, dependendo do tipo de ocupação. As aulas são ministradas de segunda a sábado.

Repercussão: Agora Venceslau,

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone