Building international consortia on parasitic diseases: the NMtrypl experience

Agência FAPESP, em 30/03/2015

 

Agência FAPESP – O simpósio “Building International Consortia on parasitic diseases: the NMtrypl experience” será realizado no dia 10 de abril, no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

O objetivo é disseminar um modelo de consórcio multinacional e apresentar oportunidades de interação entre grupos do Brasil e da Europa, principalmente na área de doenças negligenciadas.

O simpósio contará com a presença de representantes de institutos de pesquisa e empresas de biotecnologia de nove países, que estarão em Campinas para discutir o andamento do projeto NMTryI, sigla para “New Medicines for Trypanosomatidic Infections”, uma iniciativa financiada pela União Europeia, por meio do Programa FP7 (www.nmtrypi.eu).

Com orçamento de € 7,6 milhões e duração de três anos, o projeto NMTrypI tem como principal objetivo otimizar moléculas com ação antitripanossoma, a fim de garantir medicamentos mais eficientes contra doença de Chagas, leishmaniose e doença do sono (tripanossomíase humana africana).

O Brasil é representado na iniciativa pelo Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do CNPEM, responsável pela triagem das moléculas candidatas a fármacos.

O evento é aberto à comunidade científica, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento:http://pages.cnpem.br/nmtrypi.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone