Brasil e EUA lançam programa em nanotecnologia

Publicado em 18/03/2015
Portal Brasil em 14/03/2015

Investimentos buscam acelerar o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e sustentáveis

Na próxima semana, três eventos vão consolidar uma parceria entre instituições do Brasil e dos Estados Unidos. O Consórcio para Inovação em Nanotecnologia, Energia e Materiais (Cinema) busca preencher 17 vagas para pesquisadores interessados em atuar na área de Nanotecnologia para Energia Renovável em instituições norte-americanas. As inscrições já estão abertas.

O lançamento da iniciativa acontecerá em workshop, na próxima segunda (16) e terça-feira (17) no Mar Hotel, em Recife. Outros dois seminários serão realizados, na quarta-feira (18), na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

A colaboração entre Brasil e os Estados Unidos tem por objetivo acelerar o desenvolvimento de tecnologias para energias renováveis e sustentáveis por meio de investimentos em nanotecnologia e capacitar recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisa de ponta no País.

A ideia é também criar um ambiente para cooperação em pesquisa e inovação de modo a desenvolver tecnologias emergentes e revolucionárias com níveis de custo e desempenho que vão além das abordagens convencionais, usando a ciência e a nanotecnologia de novos materiais.

O consórcio envolve o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo MC TI, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos (NREL, sigla em inglês) e a Universidade do Colorado em Boulder (CU-Boulder).

Processo seletivo

As inscrições para o processo de seleção de pesquisadores interessados em atuar na área de Nanotecnologia para Energia Renovável já estão abertas e podem ser feitas até 23 de abril.

Os escolhidos receberão bolsas de pós-doutorados , com duração de até dois anos, para elaborar pesquisas em laboratórios de Nanotecnologia e Nanomateriais das seguintes instituições: Colorado School of Mines (CSM); Colorado State University (CSU); Massachusetts Institute of Technology (MIT), National Renewable Energy Laboratory (NREL); Stanford University; University of Colorado – Boulder (CU).

As inscrições podem ser efetuadas pelos portais do programa Ciência sem Fronteiras ou do Consórcio Internacional.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone