Brasil e China criam centro conjunto de pesquisas em nanotecnologia

Publicado em 17/02/2012

TI Inside, em 16/02/2012

Foi publicado no Diário Oficial da União a portaria assinada pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a qual institui o Centro Brasil-China de Pesquisa e Inovação em Nanotecnologia (CBC-Nano), empreendimento que ficará estabelecido na cidade de Campinas, no interior de São Paulo. O valor do investimento no projeto e a previsão de inauguração do centro não foram divulgados.

De acordo com a portaria, o centro, que funcionará como uma rede cooperativa de pesquisa e desenvolvimento na área, sela a parceria entre o Brasil e a China, firmada com o Acordo sobre Cooperação Científica e Tecnológica assinado pelos países em março do ano passado.

Dentre os principais objetivos do novo centro de pesquisas estão a promoção do avanço científico e tecnológico da investigação e aplicações de materiais nanoestruturados, a consolidação e ampliação da pesquisa em nanotecnologia, bem como o desenvolvimento de programas de mobilização de empresas instaladas no Brasil para possíveis desenvolvimentos na área de nanomateriais.

Vale ressaltar que a nanotecnologia é conhecida como a capacidade tecnológica de manipular a matéria de tamanho atômico, de 1 a 100 nanômetros – cada nanômetro tem um milionésimo de milímetro, ou seja, uma unidade 10 mil vezes menor que o diâmetro do fio de cabelo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone