Boletim de Monitoramento de Cana traz perspectivas para safra 2015/2016

UDOP, em 29/01/2015

O Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol – CTBE – e a Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Unicamp estão produzindo um Boletim de Monitoramento da Cultura de Cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

As duas instituições constataram que faltam dados disponíveis para o acompanhamento da safra de cana ao longo do ano. Por isso, criaram o Boletim de Monitoramento mensal, com lançamento na última semana de cada mês. A primeira edição foi a de novembro de 2014. Clique aqui para vê-la. Você também pode ver o segundo relatório, de dezembro, clicando aqui.

Neste mês, o Boletim de Monitoramento trouxe um panorama de como deve ser a safra 2015/2016, que deve ser parecida com a anterior. Segundo os especialistas, as usinas continuarão contendo gastos devido à crise econômica que aflige o setor, por isso, a quantidade de cana do Centro-Sul deve ser muito semelhante à safra 2014/2015.

“O setor está em dificuldades financeiras que afetam a capacidade de investimento, e não se pode esperar mudanças expressivas na safra atual, assim como grandes crescimentos nos próximos anos”, disse o Diretor Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, conforme consta no boletim.

Clima

De acordo com o levantamento, apesar da precipitação estar na média na maior parte do estado, segundo o IAC, no mês de dezembro/2014, as perspectivas indicam que a safra 2015/16 também sofrerá os efeitos da seca. Assim como a que atingiu a safra anterior.

Além disso, a má distribuição das chuvas pode afetar o plantio em 2015. Em entrevista à Reuters, Padua disse que “a área a ser colhida provavelmente será de um canavial mais velho e menos produtivo”. Ele acrescentou ainda que o rendimento agrícola dependerá do índice de reforma do canavial.

O relatório completo, com dados pluviométricos de cada região do Estado, está disponível para consulta no portal da UDOP, clicando aqui.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone