Além da cloroquina, Brasil testa 5 medicamentos contra o coronavírus, diz ministro

Publicado em 08/04/2020
Por Band em 30/03/2020

 

O Brasil está testando cinco medicamentos que podem servir no tratamento de combate ao coronavírus, disse nesta segunda-feira, 30, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. A hidroxicloroquina não está entre eles.

Segundo o ministro, foram analisadas mais de duas mil moléculas de remédios comuns até chegarem às cinco possibilidades de medicamentos, e que os testes in vitro já começaram.

‘Com esse resultado nas próximas semanas devemos começar testes em clínicos, em pacientes’, disse Pontes em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, no programa 90 Minutos, da Rádio Bandeirantes.

Os trabalhos estão sendo realizados pelo Laboratório Nacional de Biociências, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

Veja a entrevista na íntegra:

O ministro disse que os medicamentos são conhecidos, mas não revelou quais são, para evitar automedicação das pessoas.

‘Todos os remédios tem aplicações e efeitos colaterais e têm que oassar pelos testes. Temos equipes trabalhando dia e noite. Peço que as pessoas tenham calma. Muito em breve teremos a solução’, afirmou.

Pontes disse ainda que o Brasil participa de pesquisas sobre vacinas, inclusive trocando informações com outros países, mas que a busca nesse caso leva mais tempo. Segundo projeções de especialistas, a previsão é que uma vacina só seja desenvolvida no prazo de um ano ou pouco mais.