AEA premia os melhores trabalhos sobre meio ambiente

Publicado em 14/06/2012

Automotive Business, em 13/06/2012

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) divulgou os vencedores do Prêmio de Meio Ambiente 2012 promovido entre a comunidade de engenharia do setor, universidades, imprensa e organizações não governamentais. Foram 37 trabalhos inscritos, todos avaliados por uma banca formada por representantes de órgãos governamentais, associações de classe, imprensa, universidades e a diretoria técnica da AEA.

A categoria Responsabilidade Social premiou o trabalho “Pratyko – Veículo Elétrico para Portadores de Necessidades Especiais”, de autoria de Gilberto Mesquita e de Marcio Henrique David, da Proeza Automotiva SA. Já na categoria Responsabilidade Ambiental, o destaque foi “Novas tecnologias e inovações para redução nas emissões de VOC e CO2”, de André Luís Sakaguchi Hirose, da Toyota.

O trabalho “The virtual sugarcane biorefinery: a tool for sustainability assessment in the sugarcane production chain”, foi o premiado na categoria Acadêmica e elaborado por 11 profissionais do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE): Otávio Cavalett, Rubens Maciel Filho, Terezinha F. Cardoso, Marcelo Pereira da Cunha, Antonio Bonomi, Henrique C.J. Franco, Charles Dayan Farias de Jesus, Tassia L. Junqueira, Paulo E. Mantelatto, Mateus Ferreira Chagas e Marina Oliveira de Souza Dias.

Na categoria Jornalística, foram três reconhecimentos: para os jornalistas Hairton Ponciano Voz, Carina Mazarotto e Daniel Messeder, da revista AutoEsporte, pela reportagem “Motores da economia”; o texto “Caminhão de lixo híbrido diesel/hidráulico – redução de 15% no consumo de combustível”, de Gian Gomes Marques, Lian Iziquierdo e Rodrigo de Oliveira Chaves, da MAN Latin America e por fim “Nova bronzina com cobertura polimérica para redução de atrito e emissão de CO2” produzido por Matheus dos Santos Ferreira, Mário Sérgio da Silva Praça, Samantha Uehara e Sandra Matos Cordeiro, da Mahle Metal Leve.

O objetivo do prêmio, de acordo com Antonio Megale, presidente da AEA, é incentivar cada os talentos nos setores atingidos. “A qualidade e o nível técnico conferido nos trabalhos avaliados surpreenderam nossa diretoria”, diz Megale. Participaram da cerimônia de entrega dos prêmios, realizada na segunda-feira, 11, o secretário adjunto estadual do Meio Ambiente, Rubens Rizeck Junior, e o assessor especial da Secretaria Municipal de Transportes, Marcio Schettino.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone