ADUFC-Sindicato e SBPC realizam palestra sobre Geopark do Araripe & Paleontologia

ADUFC – Sindicato em 24/10/1026

LINK: http://adufc.org.br/2016/10/24/adufc-sindicato-e-sbpc-realizam-palestra-sobre-geopark-do-araripe-paleontologia/

A ADUFC – Sindicato e a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Ceará (SBPC/CE) promoveram nesta quinta-feira (20), às 18h, no auditório do Sindicato, a palestra ‘‘Geopark do Araripe & Paleontologia: Novas perspectivas em evolução, desenvolvimento e patologia de tecidos moles e órgãos fossilizados”, proferida pelo Dr. José Xavier Neto, Pesquisador do Laboratório Nacional de Biociências (LNBIO/CNPEM). O Tesoureiro da SBPC/CE, Prof. Armênio Aguiar, do Departamento de Fisiologia Humana da UFC, foi o moderador da palestra.

A iniciativa faz parte do Projeto “Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará”, lançado em março deste ano com o objetivo de instituir um espaço de debates interdisciplinares e fortalecer a relação do Sindicato com a comunidade acadêmica e a sociedade, por meio da discussão de temas de interesses comuns, tendo a SBPC como elo de ligação dessa ação.

Na palestra o Pesquisador apresentou um novo horizonte para a Paleontologia do Araripe. Ele explicou sobre a preservação ambiental ‘’excepcional’’ que existe no Geopark do Araripe e a importância de mantê-la.

O Dr. José Xavier também sintetizou sobre o tema da Paleontologia, ‘’é uma ciência que estuda os organismos através dos fósseis. Um objetivo fundamental desse estudo é descrever novas espécies’’, destacou ele.

Sobre Geopark do Araripe

O Geopark do Araripe está localizado no sul do Ceará e faz parte da região denominada Cariri, no semiárido Nordeste do Brasil. Possui uma relevância histórica, cultural, geológica e paleontológica. Foi o primeiro geoparque das Américas e Hemisfério Sul reconhecido pela Global Geoparks Network (GGN) e é composto por 9 geossítios que estão distribuídos em 6 municípios da região: Batateiras (Crato), Pedra Cariri e Ponte de Pedra (Nova Olinda), Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz (Santana do Cariri), Cachoeira de Missão Velha e Floresta Petrificada (Missão Velha), Riacho do Meio (Barbalha), Colina do Horto (Juazeiro do Norte). Seu território possui uma área de 3.441km².

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone