Abertura da Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia

Inova em 16/10/2015

Na próxima segunda-feira, 19/10, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) sediará a cerimônia de abertura da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. Diretores do CNPEM e de seus quatro Laboratórios Nacionais, assim como autoridades da Prefeitura Municipal de Campinas estarão presentes para dar início à Programação da Semana, que compreenderá visitas a diversas instituições de C&T de Campinas, exposição de diferentes institutos no Shopping Spazio Ouro Verde, dentre outras. A Semana Municipal acontece alinhada à Semana Nacional de C&T, iniciativa promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A cerimônia de abertura contará com apresentação da Prefeitura de Campinas sobre o cenário de ciência, tecnologia e inovação na cidade. O Diretor-geral do CNPEM Carlos Américo Pacheco falará sobre o cenário nacional e, por fim, o Diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron apresentará o Projeto Sirius, maior infraestrutura científica do Brasil, em construção em Campinas-SP.

Semana de Ciência e Tecnologia em Campinas

A 3ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas acontecerá entre 19 e 25 de outubro, como parte da 12ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2015). As iniciativas são coordenadas pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI; associações científicas lideradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); Prefeitura Municipal de Campinas e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A edição deste ano ainda tem como tema “Luz, Ciência e Vida”. Escolha baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), que anunciou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A programação das atividades planejadas para a cidade de Campinas está disponível em:http://semanacetcampinas.wix.com/2015.

Sobre o CNPEM

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social qualificada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Localizado em Campinas-SP, possui quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador brasileiro, de quarta geração, para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o País. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo CNPEM, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone