A luz que permite ver a estrutura dos átomos

Publicado em 17/07/2009

17/07/2009 – Cosmo Online

Campinas é a única cidade da América Latina a contar com uma fonte de Luz Síncrotron e, daqui a uma década, terá duas. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) iniciou o processo de elaboração de construção de uma nova fonte de luz, que pode chegar a ser de quarta geração, o que ainda não existe no mundo. A Luz Síncrotron permite a visualização da estrutura dos átomos, uma espécie de “raio X” de moléculas.

Durante os próximos três anos, os cientistas trabalharão na elaboração do projeto de substituição e atualização da atual máquina, que ainda tem uma vida útil de até 15 anos. A elaboração do projeto está orçada em R$ 15 milhões e a expectativa é a de que a construção da máquina comece entre 2011 e 2012. . “Nós faremos uma máquina maior, mas já temos experiência no processo”, explica o físico José Antônio Brum, diretor-geral da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS).

Durante a elaboração do projeto, explica Brum, a equipe construirá protótipos de componentes para realizar testes com as novas tecnologias. Isso porque a máquina tem que ser planejada para atender a demanda das pesquisas que serão feitas no futuro. O desafio da equipe de cientistas é preparar hoje um equipamento que seja compatível com as novas tecnologias que virão a aparecer pelos próximos 30 anos, prazo em que o LNLS já estará utilizando plenamente a nova Fonte de Luz Síncrotron. Quando a primeira fonte foi desenvolvida, conta Brum, os cientistas não esperavam, por exemplo, que ela fosse tão utilizada na área de biologia. “Não conseguíamos prever isso naquela época, mas hoje ela é muito usada para estudar proteínas.”

Saiba mais

Equipamento acelera partículas
Síncrotron é um acelerador de partículas cíclico, no qual os campos elétricos — responsável pela aceleração das partículas — e o magnético — responsável pela mudança de direção das partículas — estão cuidadosamente sincronizados com o feixe de partículas.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone