22º Programa Bolsas de Verão – CNPEM

Publicado em 17/10/2012

Universia, em 16/10/2012

O objetivo do Programa é estimular bons estudantes universitários para a carreira de pesquisa científica. Poderão se inscrever universitários matriculados em instituições localizadas na América Latina e Caribe.
O 22º Programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2013. Os estudantes selecionados ficarão dedicados a desenvolver, de modo individual e sob supervisão de pesquisadores qualificados, projetos científicos e tecnológicos nos Laboratórios Nacionais que formam o CNPEM. São eles, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano).

Os temas dos projetos serão propostos aos bolsistas do 22º Programa Bolsas de Verão por pesquisadores dos Laboratórios Nacionais do CNPEM e se enquadram nas seguintes áreas:

– Aplicações de luz síncrotron
– Biologia Molecular, celular e estrutural
– Ciência e tecnologia do bioetanol
– Ciência dos materiais (com ênfase em nanociência e nanotecnologia)
– Física e engenharia de aceleradores
– Instrumentação científica

No ato da inscrição o candidato deverá, obrigatoriamente, indicar UMA das áreas pelas quais tem interesse. O projeto que será proposto pelo Orientador será conhecido pelo bolsista aprovado quando do início do Programa, em janeiro de 2013.

Características

1. Características

Tipo: Bolsa para Mobilidade / Apoio a realização de eventos no país e no exterio

Local: América  –  BRASIL

Características: Os estudantes selecionados para participar do 22º Programa Bolsas de Verão receberão passagem de ida-e-volta do local de origem para Campinas, hospedagem, refeições, seguro-saúde e transporte entre o local da hospedagem e o campus do CNPEM.

Os bolsistas terão acesso a eventos científicos realizados nos Laboratórios Nacionais do CNPEM (seminários, palestras), aí se incluindo a 23ª Reunião Anual de Pesquisadores-Usuários do LNLS, na qual apresentarão poster com resultados do trabalho realizado sob orientação.

Requisitos

2. Requisitos

Somente estudantes de cursos de graduação universitária das áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Engenharias, matriculados regularmente em instituições universitárias localizadas em países da América Latina e do Caribe, poderão se candidatar a uma vaga no 22º Programa Bolsas de Verão do CNPEM.

Ao enviar o formulário de inscrição, o candidato deve estar cursando, no mínimo, o quarto semestre do curso (ou o equivalente nos sistemas anual, quadrimestral ou trimestral). Serão aceitas inscrições de candidato que, até dezembro de 2012, tenha este requisito básico. Não serão aceitas inscrições de alunos matriculados no 1º, 2º, 3º semestres e no último semestre do curso, nem de pós-graduandos (mestrandos ou doutorandos).

Os estudantes que se candidatarem devem ter excelente rendimento acadêmico, comprovado pelo Histórico Escolar das disciplinas já cursadas, e demonstrar interesse por pesquisa científica ou desenvolvimento tecnológico.

Solicitud

3. Solicitação

Prazo: 30 de outubro de 2012

Impresso: As inscrições de candidatos ao 22º Programa Bolsas de Verão do CNPEM serão recebidas de 15 de agosto a 30 de outubro de 2012, exclusivamente por meio eletrônico aqui, com a seguinte documentação obrigatória:

– CURRICULO VITAE ATUALIZADO [É OBRIGATÓRIO INSERIR O ENDEREÇO DO CURRÍCULO NA PLATAFORMA LATTES, do CNPq
– HISTÓRICO ESCOLAR ATUALIZADO, EMITIDO PELA INSTITUIÇÃO NA QUAL O CANDIDATO ESTUDA.
– CARTA DIGITADA, EXPLICANDO POR QUE SE CONSIDERA UM BOM CANDIDATO AO PROGRAMA. LIMITE DE 2.100 CARACTERES. ARQUIVO EM FORMATO PDF.
– ATÉ 3 CARTAS DE RECOMENDAÇÃO, ASSINADAS POR PROFESSORES/ORIENTADORES, em ARQUIVO PDF. [OBSERVAÇÃO: NÃO FORNECEMOS MODELOS DE CARTAS].Todas as cartas devem ser destinadas ao Comitê Gestor do 22º Programa Bolsas de Verão do CNPEM.

Após enviar o formulário você receberá uma mensagem automática confirmando o recebimento. Dependendo do seu serviço de e-mail a mensagem poderá ser entendida como spam e remetida ao lixo.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone